domingo, 16 de janeiro de 2011

Você é feliz 2 !

Boa tarde!

Não dá para sentir, só imaginar o que as pessoas que estão vivendo a tragédia das enchentes aqui na região serrana do Rio. A compaixão é geral, a ajuda vem de todos os lados e a grande maioria se mobiliza para aliviar materialmente as necessidades primárias dos que perderam tudo, menos a vida.

Aos mortos, preces.

Hoje vi uma senhora bem humilde no supermercado, doando pouco, alguns sabonetes e coisas de higiene pessoal. Ela não falou pra ninguém; foi na caixa de doações e saiu, anônima. A vi fazendo o sinal da cruz e abaixando a cabeça. Triste, cenas tristes que devem permanecer principalmente na cabeça e atitudes dos irresponsáveis.

Podia desfiar um texto revoltado, mas minhas palavras não irão mudar a indolência, descaso e ganância envolvidas nesta e em tantas tragédias neste país. Prefiro reconhecer o gesto de alguém do outro lado do mundo que irá cantar para ajudar. Um ser humano de primeira linha a pensar no outro, seu semelhante desconhecido carente de tudo.

Ajude! Reze e torça para as famílias desfeitas erguerem os olhos e encontrarem forças.

Um abraço,

Simone


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Você é feliz!

Bom dia!

Hoje mudei a foto da semana e quis buscar algo diferente do que tenho postado aqui; nada de poesia ou comédia. É realidade esfregada na cara. Tipo: acorda, você é feliz! 

A começar por poder ler esse blog, alfabetizados que somos. Por poder ver a foto e poder pensar. Ter um computador, internet, casa, trabalho e tudo que nos rodeia. Nem nos damos conta de quanto felizes somos, o quanto fomos beneficiados por ter as oportunidades que tivemos.

Você tomou café da manhã? Vai almoçar e jantar? Tem água pra beber? Um teto sobre tua cabeça? Uma cama?

Não é preciso ir à Africa para ver a miséria humana. Você imagina que alguém que trabalha com você pode estar dormindo no chão, chupando gelo para matar a fome? É... Está do meu lado, todos os dias e eu não sabia. Agora que sei, aprendi que tenho de procurar saber antes mesmo de alguém me contar.

São "pessoas invisíveis" que limpam sua sala, o hall do prédio que trabalhamos, as que consertam as coisas que quebram; elas vivem com pouco, muito pouco ou quase nada. Vemos, mas não as enxergamos. Não notamos que estão perdendo o peso e o brilho no olhar.

Você é feliz! Eu sou feliz! 

Um abraço,

Simone.  


 

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Quebrar paradigmas é uma delícia!

Boa noite!

Tem gente que odeia mudança porque morre de medo do desconhecido, da insegurança de uma novidade ou de não dar conta do  recado. Daí ficam criando musgo, nas suas zonas de conforto a olharem a vida passar pela janelinha pequena de sua vida pacata e sem graça.

Esse pessoal só sai com as mesmas pessoas, só fazem as mesmas coisas e até quando podem decolar em uma aventura, preferem o sofá da sala e as reprises da TV. Passam anos convivendo com o teto branco a contar as rachaduras do tempo, sem colocar uma corzinha em seu mundinho cinza e modorrento.

Conheço muita gente assim e é impressionante o quanto as vi perderem tempo de vida! O conhecido é confortável, mas é positivo para certas coisas, não tudo. Queremos nossa casa de um certo jeito, as coisas arrumadas à nossa maneira, isso é bem normal. O problema está em não provar uma comida diferente, em não querer conhecer o desconhecido e olhar o mundo com surpresa. A mesma paisagem cansa e coisas seguras já estão resolvidas.

Uma coisa é ter pavor de altura e não querer pular de asa delta, outra é ter pavor de bobagens. Podemos enfrentar nossos medos mais profundos e sairmos ilesos, aprendendo que medo é bom quando não paralisa a vida. 

Ontem vi o Cristo Redentor iluminado pela lua enquanto passeava com meu Basquiat e se eu estivesse com  meus olhos viciados no caminho não teria visto uma beleza dessas. E não teria visto se não tivesse aceito a mudança de cidade, de vida, de trabalho. 

Que venha o novo, a nova, a supernova!!!

Tenham uma ótima semana!

Um abraço,

Simone.        

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Os Fogos!

Bom dia!

Agora entendo porque mais de 2 milhões de pessoas vão à Copacabana passar a virada. O espetáculo acontece na praia, na avenida Atlântica e nos prédios. É verdade que a muvuca é enorme e para quem não curte multidão é um problema, mas se for com o espírito aberto, o coração se enche das cores que espocam no céu. 

Os fogos são maravilhosos, coisa bem feita e planejada. Meus olhos ficaram marejados ao som do Réquiem de Mozart, enquanto desenhos e luzes dançavam. E o melhor: sem a chuva que estava programada para estragar a festa!   

Não vi uma briga, nenhum incidente grave ou gente bêbada causando. Talvez por não ter ficado muito mais tempo depois da virada e deixando pra trás o que ainda poderia acontecer.

Mas vi um Rio a fim de paz, de tranquilidade e segurança. Sem percalços ou aborrecimentos, o ano velho deixou saudade daquilo que se pode sentir saudade. Levou embora a sujeita e tudo que queria esquecer.

Este ano vem com grandes promessas, com grandes possibilidades e, quem sabe, com muito amor!

Um grande abraço e um 2011 maravilhoso.

Simone.