quinta-feira, 27 de maio de 2010

"Não há mal como o ódio e não há fortaleza como a paciência" - Buda

Bom dia!!!

Como é difícil ser paciente! Como é fácil sentir ódio! Principalmente quando enfrento coisas que não há paciência que resista.

Lido diariamente com o descaso, a falta de educação, com a prática do "farinha pouca, meu pirão primeiro", com os abusos de poder e a ausência de bom senso.

O exercício da paciência no dia a dia é uma tarefa árdua, penosa e por vezes dolorosa. O mais difícil é determinar até onde devo ser paciente, sem ser feita de boba.

As pessoas abusam da nossa paciência, avançando em suas tentativas de conseguir aquilo que desejam; daí tenho de sair da zona zen e marcar meu território? Ou inteligentemente desarmar a pessoa com uma frase  bem humorada?

Tenho optado pela segunda alternativa. Quando alguém me recebe com uma cara amarrada, tratando-me como não gostaria de ser tratada, solto: "Por que você está me tratando dessa maneira?"

Infelizmente, na maioria das vezes continuo a ser maltratada ou recebo uma resposta atravessada, que piora ainda mais a situação. Daí solto um sorriso e a pessoa o recebe como ironia... Vai entender!

As frustrações das pessoas são muitas. Há muito o que possuir, muito a conseguir, muitas ofertas na TV com promessas  de adquirir a felicidade em uma sacola de shopping. A concorrência é atroz, os tapetes existem para serem puxados e as camas de gato para serem armadas. Tudo para ser mais que o outro; ou parecer ser mais. O ter é mais importante que o ser.

Ontem vomitaram em mim uma carga de frustração tão grande que quase perdi a paciência. Meu ódio estava quase em ebulição quando percebi que era melhor diminuir o fogo e deixar morno. E ainda tive de lidar com o orgulho do tal, que identificou minha calma como ofensa! Eta vidinha difícil!

Mesmo com todos os desafios diários, ainda creio que o melhor para minha saúde física e mental é continuar meu exercício de tornar-me paciente, sob qualquer circunstância. E para quem me conhece bem, sabe o quanto tenho de esforçar-me!

A frase de Buda tem sido um dos meus mantras, fora contar até mil, respirar profundamente e rezar!

Um dia eu chego lá! Paciente, caminho em busca de paz e harmonia.

Um abraço calmo,

Simone.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário