terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos" - Confúcio

Boa noite!

Que mania temos de ter expectativas! De esperar um bom dia, um carinho, reconhecimento, presente, lembrança e amor.

Em oitenta por cento das vezes não recebemos aquilo que gostaríamos e nem damos aquilo que esperam de nós. O ser humano gosta de criar armadilhas para si mesmo. Alimenta emoções e depois reclama, faz bico e emburra.

De onde vem essa necessidade? Já nascemos da expectativa do outro; nossos pais esperam um filho, esperam que seja saudável, inteligente e se dê bem na vida. Não fui quem disse; foi Lacan.

Para Maslow há cinco tipos de necessidades: fisiológicas, de segurança íntima (física e psíquica), de amor e relacionamentos (participação), de estima (autoconfiança) e necessidades de autorealização. Nós não buscamos apenas saciar necessidades físicas, mas crescer e desenvolver em várias frentes.

Para a maioria dos brasileiros a expectativa é rasteira: ter o que comer, onde morar e vestir. Conseguidas as necessidades básicas, vem a saúde, segurança e educação.

O que esperar de si mesmo? Como construir uma proteção contra a enorme expectativa que criamos para nós? Se alguém souber, me informe.

Um grande abraço,

Simone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário