sábado, 6 de novembro de 2010

"O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades" - Oscar Wilde

Bom dia!

Ouvi de alguém esses dias: "Que inveja de morar no Rio".  

Sábado nublado e abafado neste Rio de Janeiro de meu Cristo Redentor. Ontem fez um calor de Saara (e tem um Saara aqui!) e amanhã tem filmagem da saga dos vampiros ao lado da minha casa. Fora o surto de conjuntivite que deu o ar da graça nesse olhinho que nunca havia experimentado tal moléstia. A gripe, veio de Sampa.

E não é que ainda tem gente que sente inveja dos outros?  Quem é que deseja, em sã consciência, ser uma pessoa invejável? Talvez a que mais sinta inveja.

Oscar Wilde deixa isso claro em sua frase, contando e externando os invejosos de sua vida e talento, como se isso fosse confirmação de sua superioridade; muita falta do que fazer, prestando atenção em pessoas frustradas que acham que a vida dos outros é sempre melhor que a sua.

O povo inveja tanto o que o outro tem, quanto o que o outro é; mas não dá para imaginar a realidade de cada um, o que se passa "por dentro" da pessoa, que tipo de medos e tristezas estão veladas numa pretensa felicidade aparente.

Há quem não tenha tempo de pensar nessa bobagem, tentando sobreviver nessa terra hostil. Há quem cague e ande para a vida alheia, porque a sua já é bem intensa. Há quem pense na sua vida como algo consequente, produto de suas ações pregressas. Há quem saiba que a felicidade não está em nada fora de si. Há quem olhe para frente e não se compara a nada.

Tenham um ótimo final de semana. Sem inveja!

Abraços,

Simone.   
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário