sábado, 31 de julho de 2010

Cuidar, cuidar, cuidar...

Boa tarde!

Em Sampa de novo! Que dia lindo, começado com um banho quentinho, com Jesus nos passos e uma boa dose de Vó Leonor no coração! 

Ela falou da importância do amor, de cuidar das coisas da vida com amor. E já falei aqui que ela colocava amor até na escarola!  

Cuidar, cuidar, cuidar... Orar e vigiar! Cuidar dos meus pensamentos, das minhas atitudes, do meu progresso espiritual, moral, intelectual e social. É, social também. Relacionar-me melhor com o mundo, com as coisas mundanas; é nessa hora que sou colocada à prova. Como lido com as afrontas diárias, com o descaso alheio, na rua, no trânsito e principalmente no trabalho.

Diariamente lido com todo o tipo de situação, de pessoas. O discurso para uma, não serve para outra. A atenção que dou para uma, não é suficiente para outra. As vezes posso ser compreendida apenas por um olhar, as vezes nem desenhando...

A comunicação é uma das coisas que mais fico atenta hoje em dia. Como falar, que palavras usar, que exemplos trarei da memória, em que tempo posso revelar minhas ideias e confiar que serão aproveitadas? Como entender o que as pessoas nos dizem literalmente e como decifrar o que não é dito?

Aprendi um pouco de comunicação com a vida, na faculdade e sei que tenho de tomar cuidado com tudo que sai da minha boca. Adequar o discurso ao receptor, a cada um deles, é tão difícil quanto entender e obter o entendimento em tudo. As vezes acho que estou falando grego, do mesmo jeito que as vezes ouço alguém falando aramaico! Eu também não entendo tudo, longe de mim achar que sou capaz de captar tudo. Engatinho no ouvir, no captar mensagens. E como é desgastante não entender; porque o esforço de decodificar é proporcional ao meu repertório, às referências que adquiri em minha existência.

Bem, esse assunto vai longe... E tenho de cuidar, cuidar, cuidar...de mim, do Basquiat, da minha casa, da minha família e do meu trabalho.

Ah...uma coisa que me perguntaram: por que você escreve na primeira pessoa no blog? Por que você não diz " Cuidar dos nossos pensamentos, das nossas atitudes, do nosso progresso espiritual, moral, intelectual e social. É, social também. Relacionar-se melhor com o mundo, com as coisas mundanas; é nessa hora que somos colocada à prova. Como lidamos com as afrontas diárias, com o descaso alheio, na rua, no trânsito e principalmente no trabalho". Por que você não escreve na terceira pessoa do plural?

Eu respondi que só posso falar por mim, que não sou capaz de dizer aos outros o que fazer. Que esse tipo de coisa é pra autor de livro de auto-ajuda. E quem sou eu pra "cagar" regra pros outros? Já é difícil conseguir algum progresso em mim e seria muita pretensão achar que tenho gabarito pra dizer aos outros como conduzir suas vidas.

Então tá! Um ótimo final de semana e fiquem com Deus!

Um abraço,

Simone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário