domingo, 1 de agosto de 2010

"Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela" - George Bernard Shaw

Bom dia!

Lembrei hoje do meu desejo de liberdade quando tinha uns quinze anos, querendo que o tempo passasse rápido para tornar-me adulta e não mais ter de obedecer meus pais. Queria tomar as decisões, decidir minha vida, revoltada com a imposição de ordens que não queria atender. Eu ouvia da minha mãe: - Enquanto você viver nessa casa, vai fazer o que eu quero!

Eu não entendia o sentido profundo dessa frase e nem de tantas outras. A liberdade de chegar a hora que quisesse, andar com quem quisesse e fazer as tarefas quando me desse na telha, parecia-me tão simples que não compreendia o motivo de não conseguir convencer minha mãe atendesse minhas insistentes tentativas.

Hoje, passadas várias décadas, não só entendi, como concordo plenamente com a responsabilidade que a liberdade carrega a reboque. Qualquer liberdade adquirida, seja ela pequena ou grande, exige uma reflexão acerca das demandas implícitas, do cuidado nos detalhes e da necessidade de preparação para segurar a onda.

Hoje sou livre? Sim! Tenho liberdade de ir e vir, de decidir tudo em minha vida e respondo por cada uma das escolhas que faço e das que não faço também. A vida também faz suas próprias escolhas, pois não domino tudo e todos; há reflexos da vida dos outros na minha. E tome responsabilidade!

Duas palavras têm pautado meus dias, noites e madrugadas: cuidado e calma. Preciso dessas duas coisas para conduzir a responsabilidade enorme que assumi com a liberdade que me foi concedida pela idade e experiência. Tenho a perigosa autonomia e poder sobre pessoas e isso não me dá medo e sim maturidade. Aprendo a cada segundo, sorvo o tempo que tenho tirando somente o que importa.

A liberdade custa muito caro para ser perdida por atos irresponsáveis e imaturos. Eu posso fazer tudo o que quero, mas não posso fazer qualquer coisa. Eu posso acordar a hora que quero, mas acordar cedo me dá mais tempo para desfrutar da minha liberdade. Posso sair com quem quero, mas escolho sair com quem escolho.

Livre, tenho de ser mais responsável. 

Hoje é domingo, dia da liberdade para fazer o que quiser! Acordei cedo e já aproveitei algumas horas de sol para respirar de olhos abertos e curtir essa vida tão linda que Deus me deu.

Um abraço e bom domingo!

Simone. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário