quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente" - Soren Kierkergaard

Bom dia!

A filosofia é a disciplina ou a área de estudos que envolve a investigação, a argumentação, a análise, discussão, formação e reflexão das ideias sobre o mundo, o homem e o ser. Originou-se da inquietude gerada pela curiosidade em compreender e questionar os valores e as interpretações aceitas sobre a realidade dadas pelo senso comum e pela tradição.

Quando estudei filosofia na faculdade, pude abrir minha cabeça para coisas que jamais havia pensado. Entendi muitas coisas que nunca nem havia tentado, pensei mil vezes, percebi e enxerguei a mim mesma no mundo.

Quando olho para trás, entendo o que sou, como fui me tornando o que sou, cada peça colocada nos anos em cada uma das fases da minha vida. Eu vejo os erros e acertos, as voltas e o retorno a lugares que já conhecia, mas havia me distanciado.

Sou resultado, produto, extrato de uma infância bem vivida, adolescência rebelde e perdida, início da vida adulta confusa e maturidade tardia. Sou você, meu pai, minha mãe, minhas irmãs, meu irmão, meus mestres, meus algozes, meus relacionamentos, sou estranhos que vi pela rua, gente que servi, que me serviu, sou Deus, sou Brasil, sou São Paulo, sou Itália, sou República Tcheca, sou soul!

Eu vivi, "confesso que vivi", como Neruda. epitáfio que escolhi ao me dar conta de quanto é importante acumular vida. Hoje sou mais mulher, mais filha, mais irmã, mais amiga, mais profissional, mais prima, mais tia. Só não sou mais mãe, nem serei avó, Essa fica para a próxima.

Levarei dessa vida a mudança, minha bagagem, meu diário. Deixarei tudo o que não posso carregar; levarei-me, só eu e minha alma pesada de vida. Ficará meu rastro, uma pegada, uma lembrança vaga de uma mulher que quis ser feliz, que quis fazer feliz. Uma mulher que adora rir, chorar. Eu sangro, tenho dores, me machuco, machuco os outros, falo muito, mais do que deveria. E parei de me preocupar se serei lembrada, de ser querida, amada.

Agora estou mais leve, segura de que nada posso fazer; a não ser ser quem sou, com todos os defeitos, poucas qualidades e muitos desejos.

Meu passado sou eu, presente no futuro. Faço meu dia olhando além, desenhando o que ainda serei.

Um grande abraço,

Simone. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário